sábado, 11 de fevereiro de 2012

DIA DO FREVO!

CARNAVAL CHEGANDO E PARA OS FOLIÕES QUE GOSTAM UMA CURIOSIDADE:
DIA 09 DE FEVEREIRO COMEMORA-SE O DIA DO FREVO !E EU COMO UMA "NORDESTINA" POR OSMOSE(AFINAL O SANGUE NORDESTINO CORRE NAS MINHAS VEIAS)ADORO QUANDO AQUELA MUSIQUINHA DE FUNDO TÃO CONHECIDO TOCA E OLHA QUE ELA SÓ DIZ:TANRAMRAMRAMRAM RAM RAM TANRAMRAMRAMRARAMRAM KKKK...TA CERTO GENTE É MELHOR COLOCAR UM POUQUINHO DELA AI EM BAIXO PARA QUE VOCÊS ESCUTEM E CONCORDEM COMIGO QUE ELA É A CARA DO CARNAVAL E DOS FOLIÕES!!(A MUSIQUINHA QUE EU GOSTO TOCA LOGO NO INÍCIO E DEPOIS TEM UMA HISTORINHA DOS FREVISTAS,ACOMPANHEM!!!)


O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileiros com origens no estado de Pernambuco,misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira.Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.

A capoeira é uma luta que influenciou diretamente as origens do frevo.Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganhou características próprias.
Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo.

Ivete Sangalo dançando frevo no carnaval de Olinda PE 2012

Até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Foi da necessidade de imposição e do nacionalismo exacerbado no período das revoluções Pernambucanas que foi dada a representação da vontade de independência e da luta na dança do frevo.
A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.
E como uma boa curiosidade durante o carnaval o único ritmo permitido em Recife Pe é o frevo,ou seja,por lá não toca axé music,samba,etc etc durante essa época do ano."É FREVO NA VEIA!"E por experiência própria garanto para vocês que é só isso mesmo que toca lá.O  frevo já tem mais de 100 anos e seu símbolo maior é a sombrinha com as cores principais do carnaval(outra dica:para o carnaval pinte suas unhas nas cores da sombrinha uma de cada cor fica super alegre e super combina com o alto astral dessa festa)
O frevo é cultura e ajuda diversas famílias também seja na educação ou socialização de seus filhos!

Curta o frevo e para quem gosta bom carnaval!!
bjoss doces

Nenhum comentário:

Postar um comentário